Novidades Pelo Mundo Digital

Censura

Posted on: março 19, 2008

 

A cinco meses do começo das Olimpíadas, a China se encontra em um estado recorrente.

Uma manifestação na região do Tibete organizada por movimentos que apóiam a independência da região para comemorar o aniversário do levante tibetano de 1959 culminou em confrontos de ativistas com oficiais do Governo Chinês.

Entre dezenas de boatos sobre mortos e feridos, expulsão de jornalistas e incêndios criminosos na região, a internet chinesa foi a primeira a sofrer as conseqüências quase que simultaneamente ao confronto.

Nesta segunda-feira (17/03), autoridades chinesas confirmaram que tanto o YouTube como o Google News estavam na lista de endereços bloqueados pelo programa do Governo Chinês para controlar o que é acessado pelos internautas, colocado em prática em 2003.

Já controlada pelas autoridades de um governo centralizador contra conteúdos considerados ofensivos ou que possam incitar revoltas populares, a internet chinesa viu suas restrições serem intensificadas, no ápice de um processo de bloqueio e liberação aparentemente sem critério ministrado pelo Ministério de Segurança Pública.

A base está no “Golden Shield”, investimento de cerca de 700 milhões de dólares organizado entre diversos ministérios e agências reguladoras da China que emprega firewalls e gateways para filtrar conteúdo impróprio, bloquear serviços que descumpram leis ou apagar blogs (e levar seus responsáveis pela cadeia) que critiquem a atual administração.

O mercado conhece o conjunto entre hardware que redirecionam tráfego e software que monitora e bloqueia automaticamente conteúdos ofensivos em um “Grande Firewall da China”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Assine nosso FEED

Arquivos

Aviso Importante

Não fazemos upload de arquivos, apenas retiramos de outros sites para disponibilizá-los aqui e qualquer arquivo protegido por lei deve permanecer, no Máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. Caso exista algo de sua empresa ou website aqui, por favor entre em contato que retiraremos no prazo de 24:00 Hr's. A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los. Agradeço a todos que visitarem esse blog e queiram compartilhar seus conhecimentos aqui.

%d blogueiros gostam disto: