Novidades Pelo Mundo Digital

Second Life? que nada a Geração 4.0 já chegou até com Implantes para recuperar a visão.

Posted on: março 5, 2008

Analista da TrendOne afirma que ‘Era 4.0’ está próxima

 Segundo ele, evidências de um mundo em que a barreira entre seres humanos e tecnologia é muito sutil já aparecem nas novas gerações. 

Um futuro em que “a tecnologia e a raça humana são uma só” está rapidamente se aproximando, disse Nils Müller, CEO da TrendOne, uma empresa alemã de análise de mercado, nesta terça-feira (04/03). 

“O entretenimento passivo simbolizado pela televisão marcou a era 1.0”, disse Muller, durante um painel de discussão no Cebit, que acontece até o final da semana em Hanover, na Alemanha. “A web 2.0 viu o nascimento de conteúdos gerados pela audiência, como blogs e podcasts. A atual era 3.0 representa um período em que os usuários estão mais engajados com o mundo virtual e com a mídia digital”, ele acrescentou. 

Segundo Muller, as evidências da era 4.0 – um mundo em que seres humanos podem fazer atualizações de si próprios por meio de extensões tecnológicas – já aparecem nas gerações mais novas. 

“Nossas crianças vão conversar com a web da mesma maneira que conversam com um amigo”, disse Muller enquanto apresentava um vídeo de um usuário digitando perguntas como “qual a distância entre a Terra e a lua” na AskWiki, que hoje está em versão beta. 

“Enquanto mundos virtuais adultos como o Second Life foram novidade para gerações mais velhas, as mais novas estão crescendo em contato com realidades virtuais”, ele argumentou. Para ilustrar sua idéia, Muller citou o fato de três milhões de crianças já terem se cadastrado no Barbie Girls – mundo virtual para fãs da boneca – um mês após o seu lançamento, no ano passado. 

“Além dos computadores, tecnologias de terceira dimensão terão inúmeras aplicações”, ele disse. “Impressoras 3-D, que hoje são dispositivos muito caros usados para design e protótipos, vão custar cerca de 500 euros”, previu.

Uma empresa do Reino Unido chamada Musion desenvolveu um sistema de projeção holográfica 3-D. Recentemente, a Cisco Systems usou um sistema para “irradiar” alguns dos seus executivos fazendo um discurso. Segundo Muller, holografias serão uma ferramenta fundamental para a próxima geração de televisores. 

“Mais importante do que uma única tecnologia que se destaque é o fato de que a distância entre humano e tecnológico talvez desapareça”, ele sugeriu. 

Müller também comentou sobre dispositivos com utilidades médicas como um chip implantado para recuperar a visão, que está sendo desenvolvido pela empresa alemã Retinal Implant. 

O gerente de operações da Hitachi Data Systems, Jack Domme, afirmou que a identificação por rádio freqüência (da sigla em inglês RFID), que hoje é comum em fábricas e indústrias, será disseminada e criará redes invisíveis capazes de produzir níveis de interação imperceptíveis entre o homem e a máquina. 

“A RFID estará em tudo, em cada folha de papel. Esta sala, por exemplo, será totalmente interativa. A folha de papel e os seus dispositivos se comunicarão entre eles”, Domme disse. “O nosso futuro acontecerá em torno da integração da informação”, concluiu.

 Contribuiçã: MR. H0RU5

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Assine nosso FEED

Arquivos

Aviso Importante

Não fazemos upload de arquivos, apenas retiramos de outros sites para disponibilizá-los aqui e qualquer arquivo protegido por lei deve permanecer, no Máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. Caso exista algo de sua empresa ou website aqui, por favor entre em contato que retiraremos no prazo de 24:00 Hr's. A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los. Agradeço a todos que visitarem esse blog e queiram compartilhar seus conhecimentos aqui.

%d blogueiros gostam disto: