Novidades Pelo Mundo Digital

Atenção com seus eletroeletrônicos neste período do ano!

Posted on: fevereiro 25, 2008

Filtro de linha, estabilizador e no-break, qual a melhor opção!

Antes de chegar às tomadas, a energia elétrica percorre grandes distâncias e sofre alterações. Embora os sistemas de geração, transmissão e distribuição sejam projetados para oferecer energia elétrica de boa qualidade e ininterrupta, a grande quantidade de usuários e equipamentos conectados nesta rede – e a falta de manutenção em cabos e transformadores – pode gerar curto-circuitos, blecautes, surtos e oscilações de energia.

Tabela_FiltroEstabNobreak1
Como o próprio nome diz, o filtro de linha tem a função de filtrar ruídos da rede elétrica. “Muitas vezes o computador pode ‘travar’ por conta de um ruído”. Embora ajude a preservar o eletroeletrônico, este componente não oferece proteção contra surtos de energia.

O estabilizador ajusta a tensão da energia para um nível próximo do ideal, além de proteger os equipamentos conectados contra sobrecargas, sub e sobretensão e surtos de energia. Os estabilizadores contam ainda com filtros de linha internos. Hoje, um estabilizador é vendido na faixa de 30 a 45 reais.

A Melhor solução é:
FiltroEstabNobreak2

O nobreak costuma ser a solução mais completa tanto para quem não quer ter um equipamento danificado como não quer correr o risco de perder um trabalho durante um blecaute, por exemplo.

Além de filtrar e estabilizar a corrente elétrica, o nobreak conta com baterias internas que garantem o fornecimento de energia por um tempo suficiente para que sejam salvos arquivos, fechados os sistemas e desligados corretamente os equipamentos.

O preço destes equipamentos são mais altos, porém valem a pena. “Ele varia mais significativamente de acordo com autonomia, potência e tecnologia empregadas”, explica Gisella Magni, coordenadora de Marketing da SMS. “O valor inicial de um nobreak com autonomia de 20 minutos é de 250 reais”

Medidas de Emergência.

Longe da tomada e do telefone

Mesmo que o consumidor tenha instalado estabilizadores ou nobreaks em casa, é recomendável adotar algumas medidas de segurança.

“Se as descargas elétricas estiverem próximas, emitindo um som similar ao de um prato caindo no chão, a medida mais segura é retirar os equipamentos da tomada e da linha telefônica, lembrando de afastar os fios e ‘plugues’ das tomadas”, recomenda o técnico do INPE.

Usar o telefone com fio durante uma tempestade pode representar perigo de vida, citando o exemplo de casos fatais registrados no Brasil.

O uso do celular e do telefone sem fio não oferecem perigo em casa, segundo os especialistas, mas é recomendável desligar o telefone móvel se o usuário estiver a céu aberto durante uma tempestade. “Já foram registrados casos fatais de pessoas atingidas por raios enquanto usavam o celular. É uma recomendação internacional”.

4 Respostas to "Atenção com seus eletroeletrônicos neste período do ano!"

Valeu pela dica! nâo sabia disso!

Obrigadinhooo! salvou minha peleee! 🙂🙂

Obrigado pela dica, muito boa mesmo.🙂 :*

Sempre tive esse cuidado. Basta que haja uma ameaça de temporal (tempo cinzento, fechando, nuvens pesadas, ventos ou não, antes mesmo que trovões e relâmpagos estejam próximos), retiro todos os eletrônicos das tomadas, desligo celulares, nenhum contato com torneiras, chuveiros ou depósitos d’água, além de manter todos calçados, no mínimo, com sandálias de borracha durante a tempestade.
Certa ocasião, os jornais noticiaram que uma mulher na Bahia teve a cabeça explodida ao atender um celular a céu aberto durante uma tempestade.
Outros fatos com jogadores de futebol são comuns.
Usar o telefone móvel dentro do carro durante uma tempestade também pode ser fatal.
Essas dicas podem e devem ser passadas a todos em casa, inclusive às crianças.
Afinal, a força da natureza deve e pode ser respeitada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Assine nosso FEED

Arquivos

Aviso Importante

Não fazemos upload de arquivos, apenas retiramos de outros sites para disponibilizá-los aqui e qualquer arquivo protegido por lei deve permanecer, no Máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. Caso exista algo de sua empresa ou website aqui, por favor entre em contato que retiraremos no prazo de 24:00 Hr's. A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los. Agradeço a todos que visitarem esse blog e queiram compartilhar seus conhecimentos aqui.

%d blogueiros gostam disto: